NGSE- Serviços às Novas Gerações realiza sua 7º conferência em João Pessoa
Evento e Participação
Evento reuniu rotarianos de diversos distritos brasileiros em lançamento de site do NGSE. Sob o generoso sol de João Pessoa (PB), a Associação Brasileira de Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações (Brase) realizou a 7ª Conferência Anual com a participação de 13 dos 23 Distritos Rotários inscritos na organização que promove intercâmbio para profissionais jovens (NGSE).
Abertura e Condução
A Governadora do Distrito 4500, Alice Cavalcante Fernandes, recepcionou os participantes na abertura em cerimônia no dia 18 de outubro e durante todo o evento acompanhou os trabalhos conduzidos pelo presidente da BRASE (2024/25), Luiz Carlos Pinotti Junior. Entre os conferencistas, o psicólogo Dennis White, membro do Comitê Internacional do NGSE, que brindou os presentes com duas palestras.
Decisão do Rotary Internacional
Na programação repleta de informações contemplou-se especialmente a decisão do Rotary Internacional de retirar o NGSE de seu rol de programas estruturados, deixando a cargo dos distritos a regulamentação segundo seus interesses. A decisão, tomada nesse ano, surpreendeu todos os participantes que desde 2012, quando o programa foi instituído, vêm trabalhando para ampliar um dos caminhos mais identificados com as possibilidades do crescimento do Rotary.
Perfil dos Participantes
Em sua fala na abertura, o presidente Luiz Pinotti destacou o perfil dos participantes do programa. Segundo ele, “são jovens profissionais em final de formação e início de carreira o que estabelece uma das condições exigidas para que o cidadão se torne um rotariano: a categoria. Acresce a necessidade desse profissional jovem de ter acesso à rede de relacionamento proporcionada pelo Rotary além da demonstração dos objetivos rotários de servir à sociedade”. Para Pinotti, o NGSE pode ser uma ferramenta eficaz para o DQA (Desenvolvimento do Quadro Associativo) dos distritos.
Choque Cultural
Palestras de Dennis White
Em sua primeira palestra, o psicólogo Dennis White demonstrou as curiosidades decorrentes do Choque Cultural que ocorre com os jovens participantes dos programas de intercâmbio. Para ele, é essencial que haja, antes mesmo da realização das viagens, a conscientização dos participantes sobre os hábitos dos países destino de modo a atenuar o impacto que, a seu ver, pode comprometer o desempenho tanto do jovem quanto da família anfitriã. Na sequência, Dennis falou sobre a estrutura do Comitê Internacional do NGSE defendendo a sua constituição como órgão centralizador das normas que devem reger o intercâmbio. Em seu entender, o Rotary Internacional ao desabilitar o Programa, criou uma oportunidade aos Distritos de todo o mundo, para assumirem o papel de protagonistas desse maravilhoso programa. E o que parecia ter sido um vazio deixado por RI, se transformou em uma grande união dos participantes do NGSE, aqui no Brasil e ao redor do mundo, graças ao batalhão de rotarianos dispostos a trabalhar e cooperar com Rotary Internacional e atrair mais profissionais jovens para a nossa organização.
História
Relatos das Ex-Presidentes
As ex presidentes da BRASE, Valéria Lopes (2017/2018) e Narcia Cogo (2021/2023) relataram a jornada para a construção da Associação Brasileira de Intercâmbio de Serviços às Novas Gerações demonstrando aos presentes cada uma das etapas destinadas a consolidar o Programa no Brasil, destacando especialmente os aspectos fiscais e burocráticos que ainda afetam a instituição, mas que, felizmente, não tem impedido o seu crescimento.
Propostas
Intercâmbio Multidistrital e Interclubes
Entre as propostas apresentadas, a segunda secretária da BRASE, Veronica Drumond, falou sobre o intercâmbio multidistrital e interclubes. Explicou que essas formas permitem que um intercambista estrangeiro ou mesmo nacional seja recebido em diversos distritos, ou clubes, conhecendo a diversidade existente no país. Citou experiências bem-sucedidas que estreitaram os laços de amizade entre membros de diversos clubes rotários e permitiram aos profissionais intercambistas muito mais oportunidades de aprender sobre as características de suas atividades nas diversas regiões do país. As informações suscitaram o debate sobre as responsabilidades decorrentes de eventuais ocorrências indesejadas na realização do intercâmbio, levantando novamente a questão da maioridade dos participantes o que, para a maioria dos presentes, constitui uma vantagem em relação ao intercâmbio de menores. Outra proposta apresentada versou sobre o intercâmbio nacional, com geração de oportunidade a profissionais jovens brasileiros de visitarem outras regiões e estados do país em busca de experiências ligadas às suas atividades e ações voluntárias.
Proposta Futura para o NGSE Nacional entre Distritos: Palestra de Roseli Assis
E tivemos também, uma visão prospectiva apresentada por Roseli Assis, foram delineadas as potenciais vantagens e oportunidades que o programa NGSE Nacional entre Distritos poderá oferecer aos jovens entre 18 e 30 anos. Esta proposta de intercâmbio de curta duração visa permitir que os participantes se envolvam em atividades de networking, serviços humanitários e desenvolvimento profissional, além de oferecer treinamento em liderança. Com uma duração planejada para variar de 7 a 60 dias, os intercâmbios seriam flexíveis e não exigiriam reciprocidade do Distrito que envia o candidato. Roseli destacou a importância de atrair jovens com perfil de liderança para se engajarem no programa, mesmo sem a necessidade de serem associados a clubes de Rotary. As vantagens propostas incluem o contato com líderes comunitários de outros distritos, aprimoramento de habilidades profissionais e a oportunidade de explorar a diversidade cultural brasileira enquanto realizam trabalho voluntário. A proposta vislumbra o NGSE Nacional entre Distritos como um catalisador para o crescimento pessoal e profissional dos participantes, incentivando-os a buscar novas experiências e contribuir para suas comunidades no futuro.
Site: A Cereja do Bolo
O presidente Luiz Carlos Pinotti deixou para o encerramento da 7ª Conferência do NGSE a apresentação feita por Denise Canabrava do site do programa BRASE e NGSE. Em pouco mais de 30 minutos, Denise Canabrava apresentou o que já é considerado o melhor resultado da Conferência. Repleto de histórias e de informações, o site instrui candidatos ao programa e os distritos interessados em implantar o NGSE em sua região. Interativo e desenvolvido paralelo a um Google Maps para NGSE nacional e internacional, mostra inclusive os países onde o programa continua sendo aplicado apesar da decisão do Rotary Internacional de descontinuá-lo, deixando aos distritos a missão de gerenciá-lo. Ainda foi lançada a conta do Facebook e Grupo Facebook, para melhor divulgação da Brase e NGSE do Brasil no exterior, e está se buscando um recurso do Google Grants para divulgação nacional e internacional do Site da BRASE e NGSE de U$10000,00 O site está acessível em: https://brase.org.br/.
Conclusão
A 7ª Conferência Anual reafirmou o compromisso do Rotary e da Brase com o intercâmbio de ideias e experiências, contribuindo para a formação de uma rede global de líderes e jovens profissionais comprometidos com a construção de um mundo melhor.